Sustentabilidade nos Negócios
Toda a empresa deveria ter seu foco fundamentado na sustentabilidade do negócio, gerar um ecossistema que permita a união e o equilíbrio do crescimento econômico, da responsabilidade social e da manutenção do meio ambiente está intimamente ligado a sua eficiência e competitividade, não somente em função dos ganhos mensuráveis de produtividade, mas também por sua diferenciação de posicionamento no mercado.
Na prática, para a maioria das organizações, ainda há muito a ser percorrido para alcançar o modelo conceitual sustentável mas, ao nosso ver é um caminho sem volta e fato que garantirá a sobrevivência e o sucesso dos empreendimentos, uma vez que a adoção de uma estratégia com foco em Produção e Consumo Sustentáveis pode atender melhor à crescente demanda de clientes e consumidores mais exigentes, e que ao gerar menos impactos adversos, a empresa já possui uma maior capacidade de gerar valor.
As empresas que hoje não se preocupam com a sustentabilidade no negócio, logo correm o risco de ter problemas que vão desde gastos com desperdício, impossibilidade de parcerias com outras empresas da cadeia de valor e até perda de clientes por conta da imagem institucional.
As pequenas e médias empresas (PME) são particularmente responsivas aos novos padrões de produção e consumo sustentáveis, devido a sua capacidade de adaptação e flexibilidade. Sua inserção na economia global faz dessas empresas atores fundamentais para a transformação em direção à Economia Verde, pois são responsáveis por 70% do produto interno bruto (PIB) e dois terços dos empregos formais nos países em desenvolvimento e emergentes.
Vemos que o maior desafio dos empreendedores, que se lançam rumo a sustentabilidade é e será o de descobrir como transformar de forma contínua o seu negócio e sua postura diante do tema.
Citando casos concretos, encontramos no segmento da Beleza & Saúde e Bem-Estar empreendimentos com iniciativas sustentáveis. Dado Corrêa da cidade de Campinas - SP é um dos representantes deste segmento e exemplo destes novos tempos, reconhecido e premiado é um profissional e gestor experiente, que investe com consciência muito além do seu próprio negócio na sustentabilidade. Contestador e focado nos objetivos, busca a inovação e a qualidade, faz do reuso parte da estratégia de redução de custos para a entrega dos serviços com valor justo, e se orgulha das conquistas junto com a sua equipe especialmente unida em torno do propósito. Em visita ao seu estabelecimento, na prática podemos observar:
A utilização de procedimentos e controles eficientes, que geram a racionalização do consumo e garantem o padrão de qualidade e resultados na prestação dos serviços aos clientes.
A seleção e uso exclusivo de produtos linhas profissionais de higiene e cosméticos certificados que comprovadamente não agridem o Meio Ambiente.
O reuso de recursos e materiais de consumo, como por exemplo: a captação e utilização da água de condensação dos equipamentos de ar-condicionado nos sanitários do estabelecimento e a utilização de fitas de polietileno nos procedimentos de balaiagem para coloração e tonalização de cabelos.
A parceria com fornecedores de serviços que disponibilizam e fazem a manutenção (lavanderia e esterilização) do estoque de toalhas, aventais e capas utilizadas.
A doação de mechas de cabelos para programas de recuperação da auto-imagem para vítimas do Câncer.
A utilização de mobiliário e decoração do ambiente com peças antigas (estilo Vintage e Retro), promovendo o resgate e a preservação da memória do trabalho de profissionais da área.
Como resultado avaliamos e observamos presentes nestes Negócios: o fortalecimento da marca, a melhoria da imagem e reputação, o lançamento de novas oportunidades de negócio, a otimização de recursos e a disseminação da consciência e prática socioambiental.
Compreender e aplicar políticas e práticas sustentáveis significa, para as empresas, independentemente do porte ou segmento, considerar questões que passam do desenvolvimento de produtos e serviços, pela seleção de fornecedores e compra de matérias-primas até o descarte final dos produtos e suas embalagens. Além disto, também devem se preocupar em melhorar a eficiência dos seus processos e atender às expectativas dos seus clientes, fornecedores, funcionários e comunidade, levando em consideração, em última instância, seu impacto no planeta.